Grupo de pesquisa
Comunicação, Divulgação Científica,
Saúde e Meio ambiente
Grupo de pesquisa
Comunicação, Divulgação Científica,
Saúde e Meio ambiente
GRUpo de pesquisa
Comunicação, Divulgação Científica,
Saúde e Meio ambiente

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente (GP CDCSMA) faz parte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Ementa: Diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e práticas sociais da Comunicação relacionadas à divulgação científica, à saúde e ao meio ambiente, atravessadas pelos processos de midiatização e dataficação, movimentos negacionistas, crises sanitárias, ambientais e debates sobre gênero, raça e classe. Representações midiáticas e construções do imaginário social sobre saúde, ciências e meio ambiente. Compreensão do ethos e formação de comunicadores e cientistas. Difusão e apropriação da cultura científica, moralidades, posicionamentos políticos vigentes, divulgação de políticas públicas de CT&I, saúde e meio ambiente. Saberes tradicionais e decoloniais, comunidades epistêmicas, novas formas de autoridade e seus embates com o discurso científico. Intervenções no corpo, dispositivos tecnológicos, concepções de risco, biopolítica; novos coletivos e ativismos em contextos midiáticos.
Palavras-chave: Comunicação; Divulgação Científica; Saúde; Meio Ambiente
Marcelo
Robalinho
Coordendor do GP
Doutor em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com estágio doutoral no Centre d’Analyse du Discours, na Université Paris XIII, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Publicidade e Propaganda pela UFPE. É professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e membro do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFAL.

Thiago
Passaro
Vice-coordenador do GP
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), especialista em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e graduado em Jornalismo também pela Metodista. É professor concursado da USCS, além de consultor de comunicação na Mobile Saúde.


A INTERCOM
A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um congresso nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe uma média de 3,5 mil pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco congressos regionais.
A sociedade é responsável, ainda pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, e pela busca de parcerias com entidades de mesmo objetivo e institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação.